sábado, 26 de dezembro de 2009

Aeroporto: quase a 2ª casa


Aeroporto: depois de noites dormidas lá, mudas de roupa na casa de banho, camas improvisadas com lenços e toalhas, prendas de Natal acabadas no chão, ceias/pequenos almoços e check ins até que mereciamos ter lá estado neste momento.


terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Roma

Não sei bem porquê mas ainda não escrevemos nada sobre as coisas que temos conhecido aqui em Itália. Comecemos em grande... pela capital: Roma.
Num fim-de-semana prolongado aproveitámos para ir conhecer a cidade que dizem ser eterna. Depois de uma viagem durante toda a noite que por pouco não chegou a acontecer (a máquina não dava os bilhetes) chegámos a Roma e, surpresa da surpresas, não tínhamos onde dormir (viva o espírito Erasmus). Depois dum pequeno almoço trazido de casa (com direito a leite quente e bolachas de chocolate) em frente à maior igreja de Roma lá encontramos onde dormir. Seguiram-se as visitas à Fontana di Trevi, Praça da República, Praça de Espanha, Vitor Emanuel (o nosso fiel amigo), Vaticano (com 3horas de espera e sem direito a ver o papa), Capela Sistina (que não é assim tão fantástica), Panteão, 1000 igrejas (entre elas a il gesù, 1ª igreja jesuita e a +bonita de Roma), Coliseu, entre muitas outras, o Remo e Rómulo.
Dos momentos fica o mega gelado na Trevi, os pequenos almoços no Mac, o ressonar da 1ª noite, as bolachinhas no fim de tarde no Vaticano, a procura das ruas, o cansaço feliz, o "espera que vou tirar foto", a espera de 4h para regressar a Trento com direito a Uno e pedido de moedinhas, a mega confusão daquela rua, o barulho das ambulâncias, os gatos com alma de guerreiro.





Para voltar...

domingo, 13 de dezembro de 2009

Os domingos


E, normalmente, os nossos domingos são assim... de descanso.
Grey. RTP online. bolachas, leite quente e chá. Sonecas as duas no sofá. Cafés e conversas prolongadas entre espanhol, português e inglês. Mercatini e vin brulè. super Milka com avelãs. preparação para a semana. combinam-se saídas e jantares.

[E como gosto destes nossos domingos. não saberei como ficar sem eles]

terça-feira, 24 de novembro de 2009

A quase-morte do J.P.


Antes de mais, quem é o J.P.: Vulgarmente chamado Gianpaolo, é o italiano de cabelo comprido e barba por fazer que mais nos atura no laboratório e fora dele. Gémeos, Yoga e vegetariano. Sabe falar português e tenta (eu sei que sim) ensinar-nos italiano (Desde já, Grazzie mille per tutti!). Como o meu sotaque português não me permite dizer Gianpaolo sem parecer um francês meio apaneleirado adaptei o nome dele para J.P. (João Paulo, às vezes).
Feita a breve apresentação do J.P. passamos ao episódio da sua quase-morte: eis que vêm as duas pequeninas de manhã cedinho para o lab, tiriririri, a subir a colina a pé, quando encontram uma árvore com um "fruto" desconhecido (nesta altura ainda não sabiamos se era fruto). Curiosas como são, trazem um exemplar para perguntar ao vegetariano o que seria tal coisa. Venho com o "fruto" na mão e pouso-o em cima da mesa do J.P. para lhe perguntar o que é assim que ele chegar. Vou tomar o meu capuccino diário e quando chego à nossa mesa (mesmo ao lado da do J.P) já ele comeu metade do fruto...
Naaaaaaaoooooo. não comas isso..... encontramos pelo caminho e não sabemos o que é. Dito isto, é vê-lo correr para a casa de banho a tentar expulsar o fruto. Reúne-se todo o laboratório à porta da casa de banho. 15minutos depois sai o J.P. da casa de banho, dirige-se ao frigorifico para beber leite fresco (diz ele que destrói +rápido o veneno dos alimentos) e convoca mais 2italianos para irem em busca do fruto. Nisto, lá vai a Ana com 3italianos pela estrada fora, frio de morrer, em busca da árvore de onde tirámos o fruto. Árvore encontrada. Fruto: um normal fruto vermelho perfeitamente comestível.
Conclusão que tiro deste episódio: os italianos são muito bebés. molto bambini.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A fibroina #1

E a p*** da fibroina faz-nos ficar no laboratório até às 22h da noite!
Cazzo para a fibroina. Va fanculo!

O que me salva é que não somos umas duas, mas AS duas.
E vá... Grey também ajuda =D

(começa agora a saga de posts da fibroina. tudo o que ela nos obriga a fazer.)

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

i miei momenti più difficili


[Well I guess it just suggests
That this is just what happiness is...[

[from time to time there are colors and shapes
dazzling her eyes, tickling her hands...[

[Warming up my fingers
In this fisherman's house
You got me...[

[Perdona e dimenticherai
per quanto possa fare male in fondo sai
che sei ancora qui...[
recordar partilhas

Um azar por dia

A semana que passou foi especialmente rica em azares: um azar por dia, nem sabe o bem que lhe fazia. Passo a descrever os azares que nos aconteceram nessa semana, diariamente promenorizado:

Segunda: após um fim-de-semana de escalada, pizzas e teleférico com vista para Trento à noite, Ana esquece-se que tem de electrospinnar fibroina e começa o dia a ouvir um raspanete do seu supremo.

Terça: depois de 5h de espera que a fibroina solubilize já não há tempo para electrospinnar e a solução vai para o lixo. o que implica que nessa madrugada a Ana leve o material para casa e tenha de acordar às 5h da manhã para pôr a solução a solubilizar. Nessa noite, Diana, a dona de casa, decide verificar se o forno está quente com os próprios dedos... pifes, dedinhos queimados.

Quarta: para começar bem o dia, 8h da matina, as trabalhadoras prontinhas para irem de bike para o centro... Éis que a bike da Diana está incompleta... roda de trás roubada. Palhaços!
À noitinha, sem sono e parvinhas de todo, Ana e Diana vão para a cama ganhar sono. Diana põe-se com as suas parvalheiras de pernas po ar na cama e descobre um gafanhoto gigante na janela (ainda acho que era um elefante mas pronto). Adivinhem a reacção... Ana aos saltos a saltar para cima do sofá e a cair porque caem as almofadas todas no chão. Segue-se a Diana a morrer a rir do tombo da Ana. Juntas decidem, às 2h da manhã, ir chamar o vizinho da frente, Alex, o Basco. Ele volta com uma vassoura e vai enfrentar o animal. Durante este tempo, Ana fecha-se à chave na casa de banho e só consegue ouvir Cojones, ti mato, hijo di puta... 5minutos depois o bicho está morto e enterrado no lixo. Obrigada Alex!

Quinta: chegadas a casa, as pequeninas encontram a sopa estragada, as salsichas estragadas e a quiche (principal especialidade da Ana agora) estragada. E porquê? Porque a China que vive connosco (que será apresentada noutro post) faz questão de pôr o aquecimento sempre a 30ºC (deve gostar muito do brasil).

Sexta: dia de apresentação do nosso trabalho no laboratório. 5minutos antes de começarmos a apresentar reparamos que dos 4 gráficos da pNipaam, 2 estão trocados. Excel pa frente, séries de dados para trás e prontinho na hora!

E, pronto, acho que chega de azares, por agora. Claro que dos azares tiramos o bom e isso será assunto para outro post.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fiesta stazione

Um bocadinho atrasado mas cá vai mais um post de festa.
As festas na estação foram as nossas primeiras festas em Trento. Passo a explicar o conceito de festa na estação: todas as quintas-feiras à noite, a estação de autocarros transformava-se em party zone. Montavam-se bares, barraquinhas e casas de banho tipo queima (que toda a gente adora...) e lá começava a festa. Spritz (bebida semi-alcoólica típica de Trento), birra e, como não podia faltar, os maravilhosos aperitivos que sempre acompanham as bebidas.
O peculiar destas festas é que, como quase todas em Trento, começava cedo e acabava mais cedo ainda. Hábitos trentinos...
Prova das horas a que a festa estava a bombar


Estação transformada em recinto de festa


Tugas, brasileiros, espanhóis na festa


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Oh pequenino...

E depois de um Clooney vem outro quase que tal... Let me introduce you: o Pequenino!
O Pequenino é uma personagem checa que vive em Vela na ilegalidade. Seguiu à risca a filosofia Erasmus e come e dorme de borla. onde calha. E, desta vez, calhou em nossa casa. Sexta à noite, jantar de sushi, multidão em casa, confusão na cozinha... E eis que surge o Pequenino. De calconete tipo boxer e prontinho para comer o nosso sushi. Não se fez esquisito... sentou-se à mesa e começou "provar repetidamente" o sushi.
O porquê do nome Pequenino: entre outras, estar em Erasmus num país totalmente diferente do nosso tem a vantagem de poderes dizer o que quiseres na tua lingua que ninguém te entende (à excepção dos brasileiros, mas isso é assunto para outro post). Se os italianos não nos entendem, imagem um checo... Conclusão: começamos a falar com o checo como se fosse uma criança, um pequenino, do género (ler com voz de quem fala para uma criança): Oh pequenino! Precisas de alguma coisa? Tas com fominha? Que se passa pequenino?
E ficou assim conhecido como o Pequenino =D


O Pequenino a olhar para a Di


O Pequenino a tocar guitarra no jardim de Vela


O Pequenino em mais uma casa alheia


Perto de ti.... Clooney!


Ter Veneza perto faz-nos querer partir de gondola pelos canais, experimentar todas as mascáras e ser 'pés de salsa' porque toda a cidade transborda de paixao....

FAz-nos querer encontrar Geoge Clooney na sua bela mansão....!!!!! fará??

Sósias, almas gémeas, ou simplesmente semelhanças......!

No mais belo laboratório encontramos o 'nosso' George Clooney'! tao mas tao mas tao igual....
Sem fotografias para comprovar.... Apenas do verdadeiro!




terça-feira, 13 de outubro de 2009

.....Free Life





Let's take a little trip down where we used to go
It's way beyond the strip a place they call your soul
We'll sit down for a while and let the evening roll

Don't worry 'bout the time we'll find a place to stay
The people 'round here seem familiar in some way
Look kinda like we did before we got so cold

And in the air the questions hang
Will we get to do something
Who we gonna end up being
How we gonna end up feeling
What you gonna spend your free life on?
Free life

Let's fall in love again with music as our guide
We'll raise our ready hands and let go for the ride
Down into unknown lands where lovers needn't hide

We got these lives for free we don't know where they've been
We don't know where they'll go when we are through with them
The starlight of the sun the dark side of the moon

And in the air the questions hang
Will we get to do something
Who we gonna end up being
How we gonna end up feeling
What you gonna spend your free life on?
Free life
Free life
Free life

It seems so long ago those empty afternoons
With nowhere much to go and nothing much to do
But sit up in my room and let the world unfold

In the air the questions hang
Will we get to do something
Who we gonna end up being
How we gonna end up feeling
What you gonna spend your free life on?

In the air the questions hang
Will we get to do something
Who we gonna end up being
How we gonna end up feeling
What you gonna spend your free life on?
Free life
Free life
Free life
Free life

[...música de muitos e diversos momentos! mas em especial ás 19h num laboratório nas montanhas com 5 ºC]

1ª saida de trabalho

Não se pense que é só trabalho. Na BioTech não se aplica o provérbio "Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque." E, por isso, a nossa primeira noite em Itália com algum álcool a mais foi com os colegas de trabalho.
Temos a dizer que as cervejas são caras mas mto mto boas, entende-se por isso como se bebem tão bem. Para não falar das batatas fritas e amendoins que oferecem aqui em Trento sempre que se pede alguma bebida. Tudo isto juntando a uma boa caipirinha brasileira, a uma bebida com ovo e a alguns jogos de cartas o resultado não poderia ser outro.
Ficam algumas imagens de uma noite bem divertida...

Are u alive? for Mike

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Vogliamo prendere una bicicletta



Acabar e começar o dia com um cyclinzinho?

Que liberdade de movimentos...

Fisicamente desgastante na primeira viagem quando fizemos o percurso maior e com mais subidas!
Mas imaginem só.. sair de casa, tirar a corrente, encontrares à tua frente das paisagens mais bonitas onde as montanhas te acompanham em todo o percurso e o nevoeiro matinal refrescante!

Bom para o corpo, para mente, para te sentires feliz por não estares num autocarro no tráfego, para apreciares a natureza... porque os canteiros de flores sobre a ponte são mesmo bonitos!


..em breve fotos reais...


. [Chegará o dia...


Que ouço chamares-me Nani e te darei o abraço mais apertado e, na simplicidade de actos e gestos, como so Tu sabes ser, direi baixinho... Quem te adora mais que muito?.... sou eu! ]

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Happy hour_Fiorentina


Erasmus não é erasmus sem festas... Por isso cá vai...
O conceito de festas em Trento é um bocado diferente do que nós (portugueses, espanhóis e franceses) estamos habituados. Assim, a Happy hour (tempo de bebidas +baratas) começa às 19h e acaba as 21h. As festas começam muito cedo e à 1h/2h já estão a acabar. Como devem imaginar torna-se complicado para os tugas acabarem de jantar antes das 21h (principalmente quando jantamos sempre +de 5 pessoas à mesma mesa desde polacos e ingleses a espanhóis e portugueses). Conclusão: quando chegamos aos bares já uma cerveja de 22cl custa 1,80€.
Mas nada nos impede de ter noites muito divertidas e sempre cheias de muito enriquecimento cultural...

Tugas, espanhóis, brasucas e húngaros__Bar Fiorentina

sábado, 3 de outubro de 2009

Marca "amarela" italiana

Hoje é dia de vos mostrar a melhor marca aqui da zona... A marca amarela italiana! É a mais baratinha de todas e só pela embalagem pode-se meter logo no carrinho sem olhar para o preço.

Claro que no primeiro dia de compras não sabíamos estes truques mas com uma super-mamã de campo isto não podia passar ao lado por muito tempo. Assim, as segundas compras já foram mais unicolores e económicas...

Cartaz publicitário da "marca amarela"


Primeiras compras "marca amarela"

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Nossa casa

Se calhar já está na altura de vos mostrar a nossa casinha... Não, não somos sem abrigo.
À 1ª vista, a casa parece saída de um filme, Scary Movie, Scream, qualquer coisa de terror. Não existe qualquer tipo de vigia nem de controlo.
Após um dia inteiro de limpezas lá nos conseguimos instalar e sentar-nos no sofá... Apesar de parecer não muito acolhedora por fora, por dentro é gira. Tem uma vista fantástica das montanhas e só falta a neve que já não deve tardar muito. O apartamento é para 5pessoas. Para já só estamos 4, nós, uma polaca e uma inglesa. Esperamos o 5º elemento =D.
Ficam algumas fotos da nossa "home sweet home" durante os próximos 6meses...

Vista exterior da Residência Vela


As nossas secretárias no quarto


As nossas camas


Vista de um bocadinho da sala e das escadas para o andar de cima


domingo, 20 de setembro de 2009

Tecnologias em Trento #1

Depois de algumas birras (cervejas) a ida à casa de banho deu nisto... Palavras para quê?!

Flor de Lotus

Estás sentada no sofá e os episódios de Anatomia de Grey repetem-se entre caras que se atrasam a chegar, conversas que tardam a acontecer e sem saber explicar o porquê (se é que nesta altura os porquês têm lugar) dói te a barriga de abrir a porta ao desconhecido e ainda assim anseias para que não seja demasiado tarde e tenhas tempo para criar as tuas próprias rotinas!

Quando a campainha toca já não há barriga, só mil neurónios em curto circuito

-OLÁ…

Ahhhh são portugueses!!!!! Uffffaaaa….

Desta vez a campainha não tocou. A porta não estava trancada tal como aconteceria num dia de rotina e havia um nome escrito no nosso ‘tapete de welcome’ colocado na porta!

As portas abriram-se, o desconhecido entrou, de sorriso good e accent no seu melhor!

‘Brilhos com sentido’ que nos fazem sair da pequenez das rotinas e assumir desafios!

Obrigada flor de Lotus!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

E não fosse o anúncio na porta...

É mesmo verdade... Não fosse o fantástico e artistico anúncio na porta e a esta hora ainda estávamos as 2 no sofá a ver mil episódios de Grey's Anatomy. Isto porque as únicas pessoas existentes na residência eram as Lituanas (achavamos nós) e, diga-se que não foram muito abençoadas com simpatia...
Assim, durante um episódio de Grey, tocam à campainha e... 2 tugas =D. Boa boa! Alguém que fale português =D. Logo nessa noite fomos beber uma birra e, a partir daí, onde anda um tuga andam todos... Entretanto foram-se juntando espanhóis, cubanos, brasileiros e franceses. Países de Leste não primam pela simpatia...

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Feira medieval

No fim-de-semana passado houve uma feira medieval aqui em Trento, na Piazza Duomo. E, como não podia deixar de ser, as tugas marcaram presença. Ficam algumas fotos...

Tiro ao alvo


Piazza Duomo


Trabalhador medieval


Piccolo bambino italiano



E para os belmontenses: Nada como a vossa feirinha medieval no castelão de Belmonte =D

Domingo de gelado #2

Um sábado transformado em domingo... Eheheh

Nova gelataria. Novos sabores. Igualmente óptimos

=D




quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sanzione


E não é só em Portugal que ninguém gosta dos picas de autocarro. Em Itália também não são bem vistos.

Após termos escapado a uma multa por não sabermos bem como funcionavam os bilhetes de 70 minuti, eis que vem um pica mal encarado, de Nápoles e pimba… quindici quindici. Multa de 15€ para cada uma. Não adiantou de nada dizermos que éramos da terra do CR, do Mourinho ou do Figo, que éramos erasmus e não tínhamos dinheiro para comer ou elogiar o sr. dizendo que ele era simpático. Era italiano de gema e não percebia nem um bocadinho do que dizíamos. Lá conseguimos pagar uma multa pelas duas e ganhamos um ticket de multa italiano como oferta…

Fica a lição e o passe para o mês já vem a caminho…

Domingo de gelado #1

Hoje foi dia do 1º gelado italiano. E, para uma amante de gelados como eu, os gelados italianos são os melhores do mundo. E não são nada caros. 2 gusti = 1,80€. Difícil é escolher os sabores e em que gelataria apostar. Desta vez foi esta mas novas tentativas virão…


3 tugas em Trento


Mas, só o Domingo é dia de gelado italiano…

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

...


[Sair de mim e voltar a ser. Encontrar o brilho e a voz e saber que és tu quem lá permanece. Sorrio e deixo-me levar nas montanhas onde pareces estar e nas nuvens que docemente lhes cobrem o topo. Estranho sentimento que neste país nao se traduz, que me traz a alegria e a gratidão de poder fazer caminho sozinha, de peso ás costas...de máquina em punho, duas a duas e sempre com toques teus..por noZ]

Em Italia




Depois da Final Call já cá estamos...
A partida custou um bocadinho. Porque as saudades começaram logo a apertar.
A viagem de avião não podia ter corrido melhor, fora a parte em que só se falava italiano e nós não capiscamos niente.
Já temos casinha, comida e tudo... Mais para a frente contamos mais promenores...

Para já ficam algumas fotos da nossa viagem de Portugal para Trento:

Vista dos Alpes Suiços da janela do avião


Malas transportadas por 5carruagens no comboio de Milão para Verona

Sapatilhas erásmicas no comboio de Verona para Tento

domingo, 30 de agosto de 2009

Intervalo


E como é que se faz uma mala para 4meses em pleno verão e calor? Quando temos de levar roupa para o frio e neve? É que dá vontade de me meter no avião sem nada e andar às compras em Milão... (era bom, era...).

Vou ali ver se me inspiro e já volto!

sábado, 22 de agosto de 2009

Em U

Ontem tive a última reunião pré-eramus.
Entre outras coisas, fiquei a saber que a estadia em Erasmus é em U. Começa bem cá em cima e depois vai descendo, descendo até, algum tempo depois, voltar a subir.
No início muitas festas, jantares, passeios e tudo que nos faz esquecer o que deixamos para trás. Depois, vem a sensação de vazio, de saudades e de vontade de deixar tudo e ir para casa. Provalvelmente, também nós iremos passar por isso, mas vamos tentar que o nosso U seja assim cheio de côr, alegria e muita diversão.

E rapidamente se transformará num V, bem grande!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Erasmus buddy

E nós já temos um buddy que nos vai esperar ao comboio. Aliás, dois. Mauro e Stefano, italianos.
Estes buddys vão mostrar-nos a cidade de Trento, dar-nos dicas de lugares pa visitar, comer e afins. Integrar-nos num primeiro contacto com a cidade.
Os primeiros contactos via e-mail já começaram... E aproxima-se a grande ida...

sábado, 1 de agosto de 2009

Aquisições

Para os 4 meses seguidinhos que vamos lá estar (e depois mais alguns) dava jeito levar tudo e tudo. Assim:


Mas como não temos um avião particular, lá teremos de selecionar, compactar e ir assim (não é bem bem assim, mas quase):


E para melhorar o nosso italiano (a pedido de vários seguidores), este já está connosco há algum tempo. Qualquer dia começa a ser lido...


terça-feira, 28 de julho de 2009

Italianices #1

E qual é a 1ª coisa que me lembro que tenho de fazer em Itália???

- Comer pizza, massas...
- Ir a Veneza, Roma...
- Conhecer o Carnaval em Veneza...

Não!!!

Comer gelados! Provar tudo.... E repetir os preferidos!



sábado, 18 de julho de 2009

Aprender italiano #1


Il caffé --- café
Il vestito --- vestido
La scarpa --- sapataria
Lócchio verdi --- olhos verdes
Ridere ---rir
Dipingere le unghie --- pintar as unhas
Conversazioni --- conversas
Prova orale --- teste oral


Fine --- fim/acabar/terminar